Substrate

Por _ecardo5o – Apaixonado pelo criptoespaço onde atua desde 2016, é Embaixador Polkadot, Editor do polkadot.com.br e Diretor de Projetos na Pointillé Comunicação.


Existem de fato muitas formas de estabelecer critérios fundamentalistas de análise sobre o ecossistema DotSama. Mas talvez a mais importante de todas passe totalmente desapercebida para grande parte dos detentores de DOTs e KSMs. E ela se chama Substrate. Mas o que é essa entidade invisível e que faz parte de todas as conversas de alto nível no multiverso DotSama?

Antes de começar a penetrar em suas entranhas, gostaria de deixar claro que não sou um usuário técnico. E talvez no desejo de simplificar alguns conceitos possa me expressar de forma não purista.

Mas minha intensão é clara. Revelar essa peça fundamental do ecossistema para o usuário comum e interessados em geral. Sem que para isso me perca em terminologias que exijam uma contextualização maior e anterior. Sem delongas, vamos logo ao que interessa.

O que é o Substrate?

O Substrate é um framework de desenvolvimento que permite otimizar ao máximo os esforços de diferentes times que hoje se espalham pelo mundo inteiro. Com ele é possível montar uma blockchain do zero e lançá-la em horas.

Sem uma ferramenta como o Substrate seria impossível lidar com toda a complexidade do ecossistema DotSama e fazê-lo avançar na velocidade atual.

Interface Substrate

Mas Como Tudo isso Acontece?

De fato não é algo mágico ou misterioso. Mas pura arquitetura de sistemas. O Substrate foi projetado para ser uma gigantesca biblioteca de componentes de código aberto, customizáveis e que se conectam uns aos outros para atender necessidades complexas, denominados Pallets.

Cada um deles se dedica à uma função específica da rede. E conforme o próprio ecossistema for se tornando mais complexo, mais Pallets serão gerados formando um gigantesco lego digital.

Se existe uma arma secreta no ecossistema DotSama, aqui está ela. Mas seus propósitos passam longe da metáfora belicista. E o impacto que ele gera vai muito além da tecnologia.

Muitos é Melhor que Um

O Substrate nasceu do olhar para a multiplicidade. De que apenas uma rede de propósito generalista não seria de fato capaz de lidar com todas as coisas que existem no plano real mas que precisamos de fato alcançá-las como propósito da Web3.

E que devemos ir além, moldando o mundo à nossa volta à luz de toda a tecnologia e conhecimento compartilhado que possamos ter acesso. E essa é a essência de tudo isso.

Do Ethereum à Polkadot

Se você está aqui, provavelmente já viu ou ouviu falar em Gavin WoodGavin Wood PhD pela Universidade de York (Reino Unido), Inventor de Polkadot (conceito de rede Blockchain que deu início ao ecossistema DotSama) e da linguagem Solidity - de onde surgiram os primeiros Contratos Inteligentes na rede Ethereum. Foi também Co-fundador e CTO da Ethereum Fundation. Fundador e atual presidente da Web3 Foundation, é também fundador da Parity Technologies (criadora do framework Substrate).. É ele que aparece no vídeo acima a partir de 0:45. Cofundador e primeiro CTO do Ethereum, Wood foi o criador da linguagem Solidity, usada para a construção dos primeiros Contratos Inteligentes (um conceito fundamental do Ethereum).

Apesar de inovador para a época, o Ethereum vem sofrendo até hoje reflexos de seu pioneirismo. Sua arquitetura generalista se tornou uma camisa de força para desenvolvedores.

A partir dessa profunda experiência, Wood se desligou do Ethereum para fundar a Parity e na sequência Polkadot para reinventar tudo do zero. Sem amarras com os velhos conceitos, Wood e seu time concluíram que a arquitetura e eficiência dessa nova rede dependia de uma ferramenta igualmente inovadora. E assim nasceu o Substrate.

Problemas na Base

Umas das qualidades que tornam o Substrate tão especial é sua capacidade de atualizações. Algo nada fácil no Ethereum. Para permitir essa flexibilidade, a fundação do Substrate foi intencionalmente construída como uma base minimalista e imutável em WebAssemblyWebAssembly WebAssembly (às vezes abreviado como WASM) é um padrão aberto que define um formato de código binário portátil para programas executáveis e uma linguagem assembly textual correspondente, bem como interfaces para facilitar as interações entre esses programas e seu ambiente hospedeiro. O principal objetivo do WebAssembly é habilitar aplicativos de alto desempenho em páginas web, mas o formato é projetado para ser executado e integrado em outros ambientes também, incluindo os autônomos. Fonte: Wikipedia. E atualizações, quando necessárias, são executadas de modo isolado numa camada acima.

Isso permite que o Substrate adote novas tecnologias à medida que evolui, pois não requer alterações em suas fundações. Desta forma o caminho fica livre para que sejam adotados avanços tecnológicos com rapidez e sem risco de bifurcações, tão comuns em tantas Blockchains.

Os Superpoderes do Substrate

Bem, estamos chegando no final desse artigo e podemos fechá-lo falando um pouco mais sobre alguns Superpoderes do Substrate.

As cadeias baseadas em Substrate são projetadas para se conectarem perfeitamente ao ecossistema DotSama, sem a necessidade de pontes.

A segurança de toda essa estrutura é também compartilhada, eliminando-se assim essas despesas de desenvolvimento.

Cada rede também mantém sua própria Governança e autonomia.

Mais de 150 projetos estão hoje sendo construídos em Substrate. São aplicações DeFi, NFTs, jogos, identidade descentralizada e muito mais. Esse é só o começo de uma longa estrada rumo ao multiverso das Blockchains.

Contribua em DOTs: 13B5zGLfXBhRpiQ1xcnsNeqbHHcRRRpBCL41xCJxdYmYoHdW

Contribua em KSMs: EkQWFRUHmSt8qCwmgYv8TNSaFu1Xo5DaDAHBZbZZFxXMwDr

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.