Tips
Gustavo Massena

Tradução Gustavo Massena – Advogado por acidente e empreendedor patológico. É Embaixador Polkadot, Sócio do Templo, co-fundador do Templo Ventures, Fundador e Diretor do Instituto bi0s (Unicamp) e consultor na Hathor Venture Builder.


Artigo Original publicado em Wiki Polkadot: https://wiki.polkadot.network/docs/learn-treasury#tipping


Para além do processo das propostas, existe um sistema separado de gorjetas que podem ser solicitadas ao Tesouro. As gorjetas (também conhecidas como TIPs) podem ser sugeridas por qualquer pessoa e são apoiadas por membros do Conselho. As gorjetas não possuem valor inicial definido; o valor final da é decidido com base na mediana de todos os votos emitidos pelos usuários que podem oferecer gorjetas, mais conhecidos como “Tippers”. 

Atualmente, os tippers são os mesmos usuários que compõem os membros do Conselho. No entanto, ser um tipper não é responsabilidade direta de um Conselheiro e, em algum ponto, os membros do Conselho e os tippers podem ser grupos de diferentes.

O pedido de uma gorjeta entrará em uma fase de  conclusão quando a maioria endossar o pedido, ou seja quando a metade do grupo mais um tipper der aceite à gorjeta. Durante esse período, os outros membros do grupo de tippers ainda podem dar suas gorjetas.  Mas isso só ocorre até o momento em que qualquer um usar o extrínseco “close_tip”, fazendo com que a gorjeta seja paga.

Existem dois tipos de gorjetas: as públicas e iniciadas por tippers. No caso de gorjetas públicas, é necessário pagar o preço de um vínculo, de modo a solicitar a gorjeta. Esse vínculo é calculado de acordo com o comprimento da mensagem de um valor que é fixado atualmente em 1. As gorjetas públicas têm uma taxa de localizador de 20%, que é paga do valor total. Já as gorjetas iniciadas por um membro do Conselho não possui a taxa de localizador.


Para entender melhor o processo de uma gorjeta, do seu início ao seu pagamento, vamos considerar um exemplo:

Exemplo

Bob fez uma ótima contribuição para a Polkadot. Por sua vez, Alice percebeu a contribuição  e decidiu relatar que Bob merece uma gorjeta do Tesouro. O Conselho é composto por três membros: Charlie, Dave e Eve.

Alice começa o processo usando o extrínseco “report_awesome”. Este extrínseco requer dois argumentos, um motivo e o endereço de Bob para o recebimento da gorjeta.

Nesse caso Alice submeteu o endereço de Bob e ao escrever o motivo, colocou uma URL codificada em UTF-8 para uma postagem no Polkassembly, que explica porque Bob merece a gorjeta.

Conforme mencionado anteriormente, Alice bloqueou um depósito para fazer esse pedido de gorjeta. O depósito é um valor básico previamente definido na lista de parâmetros da rede, além do valor adicional por byte contido no motivo. É por isso que Alice enviou uma URL como motivo, ao invés de uma explicação direta:  foi mais barato fazer isso.

Por seu trabalho, Alice pode reivindicar um honorário por ter indicado e descoberto o trabalho de Bob, que só será pago a ela se a gorjeta for aprovada pelos tippers.

Como o grupo de tippers é composto pelas mesmas pessoas que compõem o Conselho, o Conselho deverá decidir coletivamente (mas também de forma independente) sobre o valor da gorjeta de Bob.

Charlie, Dave e Eve revisam o relatório e dão dicas de acordo com sua avaliação pessoal do benefício que Bob proporcionou para a rede Kusama.

Por Exemplo:

Charlie oferece 10 DOT de gorjeta. Dave oferece 30 DOT. Eva oferece 100 DOT.

A gorjeta poderia ter sido encerrada com apenas dois dos três tippers. Assim que mais da metade do grupo de tippers tiver emitido avaliações, a contagem regressiva para fechar o valor das gorjetas começa. Nesse caso, o terceiro tipper emitiu sua gorjeta antes do final do período de fechamento, de forma que todos os três fizeram suas avaliações do valor da gorjeta.

Agora, a gorjeta real que será paga a Bob é a média dessas três avaliações, logo nesse sentido Bob receberá 30 DOTS do Tesouro.

Para que Bob receba sua gorjeta, alguém deverá chamar o extrínseco “close_tip”  ao final do período de fechamento da gorjeta. Este extrínseco pode ser chamado por qualquer pessoa.


InfoGráfico de Melhores Práticas

Tradução livre do documento original Suggesting Tips realizada por ecardo5o, que também colaborou com a direção de arte da peça.

Infográfico Melhores Práticas para Gorjetas (Tips)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.