Talisman

Por _ecardo5o – Apaixonado pelo criptoespaço onde atua desde 2016, é Embaixador Polkadot, Editor do polkadot.com.br e Diretor de Projetos na Pointillé Comunicação.


Na definição do Dicionário, Talismã (com “ã” na grafia portuguesa) é um objeto ao qual se atribuem poderes mágicos ou que possa trazer sorte. No ecossistema DotSama (Polkadot+Kusama) Talisman é um projeto que utiliza esses conceitos em sua essência e distribui incentivos através de suas Spirit Keys, que são chaves para seus segredos…

Cercado de mistério e entusiasmo, o lançamento foi um sucesso. A comunidade no Discord não para de crescer e todos ficaram no mínimo curiosos pelo uso de uma estratégia gamificada de apresentação ao mercado, impulsionada por uma marca criativa e cheia de cores.

Na página de pedidos por novas funcionalidades a movimentação está intensa. E, de fato, qualquer um pode sugerir o que bem entender e votar nos que achar mais relevantes. Os melhores ranqueados serão certamente priorizados. A interação é total!

Mas a coisa não para por ai… Talisman na verdade é um projeto bem mais profundo. Seus idealizadores partem da premissa de que existe um sério problema de UX na interface do Polkadot.JS, que é o aplicativo mais utilizado hoje para acessar assets dentro do ecossistema Polkadot. O Polkadot.JS está longe do que seria um Home Banking e foi desenhado para atender ao mesmo tempo hard users do ecossistema e pessoas normais que querem apenas executar transferências e conferir transações. Por conta dessa dupla finalidade muitas coisas que poderiam ser simples de fato não são.

Laminar ou Polkawallet?

É importante pontuar que existem projetos (como os citados acima) que de fato facilitam esse acesso. Mas há um porém, essas carteiras geralmente estão ligadas à uma Parachain específica e o ambiente competitivo pode se acirrar bastante com o tempo, uma vez que a liquidez total do ecossistema, por mais que cresça, sempre será um recurso limitado. Isto é, por melhor que sejam essas carteiras hoje elas tenderão a agregar funcionalidades em benefício de seus próprios projetos. Algo natural e compreensível.

O Sentido Talisman

É nesse pontos que Talisman faz todo o sentido. Somente uma Carteira dirigida pela própria comunidade pode de fato ser neutra em relação aos diferentes projetos que já existem e futuros também. Esse é um ponto essencial para se entender seu impacto e importância. Mas vamos tentar vislumbrar primeiro a profundidade do problema…

Como um usuário ativo do ecossistema, você já deve ter percebido que é muito difícil gerenciar Tokens que estão espalhados em diversas funcionalidades dentro de Apps e Parachains. Eu por exemplo, tive que retornar aos tempos da planilha Excel… RSRSRS. E estou sofrendo bastante com isso.

O Conceito do Painel de Comando

É necessário criar uma interface que reuna todas essas informações (que só crescem a cada dia) e deixem elas tão fáceis de ver e manipular como num Homebanking. Não será fácil mas essa é a proposta da Talisman.

A Estratégia das Chaves

Para existir como projeto, Talisman recebeu aportes de vários times de Parachains e também de indivíduos interessados. Para aumentar ainda mais essa adesão e trazer sustentabilidade às suas iniciativas, foi criada uma estratégia que consiste num MVP que é um agregador onde o usuário consegue ver os ativos que têm em diferentes Parachains de modo agrupado. Ele ainda não é perfeito. Hoje, ficam foram dessa contagem vários Tokens (principalmente os que são derivados de operações nas próprias Parachains). Mas já é um excelente começo.

Esse MVP ainda conta também com uma interface de integração com os Leilões Polkadot/Kusama e os primeiros mil usuários que participaram deles através da Talisman ganharam sua Spirit Key.

Mas o que é essa chave? Pois bem, a Spirit Key (como ressalta o próprio nome) é um meio de acesso às diferentes funcionalidades que estão sendo implementadas na Talisman.


Nesse momento já é possível:

Ver seus numa única página seus saldos em Polkadot, Kusama e Parachains.

Verificar também suas contribuições nos Leilões.

Participar de Empréstimos Coletivos.

Comprar DOTs e KSMs com Cartão de Crédito.

No roadmap divulgado ainda estão previstos:

Depósitos de ativos para rentabilização em Stake.

Acesso aos seus NFTs e itens colecionáveis no ecossistema DotSama.

Integração de ferramentas DeFi, como Pools de Liquidez, Empréstimos (como doador e tomador), Troca de Tokens e muito mais.


O Futuro Talisman

Por conta de tudo isso parece que Talisman está no caminho certo para que seja notada e adotada pelos usuários do ecossistema DotSama. Com o tempo ela começará a fazer parte do planejamento estratégico de novos projetos, que provavelmente usarão suas funcionalidades para lançar novos produtos e inovações. Nesse sentido Talisman pode realmente acabar sendo uma plataforma integradora, neutra por natureza e potente por definição. A minha Chave, eu já garanti…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.