O que é Polkadot?

E ai pessoal. Como vão, tudo bem?

O texto abaixo tem como intenção apresentar e iniciar o leitor no mundo Polkadot . Não temos a pretensão de esgotar o tema, mas faremos o possível para que o pontapé inicial seja dado aqui.

Café na xícara e vamos lá!

Tendo sua ideia inicial lançada em 2017 pelo programador Gavin WoodGavin Wood PhD pela Universidade de York (Reino Unido), Inventor de Polkadot (conceito de rede Blockchain que deu início ao ecossistema DotSama) e da linguagem Solidity - de onde surgiram os primeiros Contratos Inteligentes na rede Ethereum. Foi também Co-fundador e CTO da Ethereum Fundation. Fundador e atual presidente da Web3 Foundation, é também fundador da Parity Technologies (criadora do framework Substrate)., Polkadot surge como uma proposta para garantir a interoperabilidade entre redes blockchain e descentralizar ainda mais o criptoespaço.

Nessa pegada, Dr. Gavin Wood e sua equipe colocaram em prática suas intenções criando a rede Polkadot. A ideia é que, além de prover a interoperabilidade, descentralização e participação direta dos detentores de tokens, a rede também gere segurança às plataformas que orbitam em torno da Polkadot, permitindo assim que os projetos possam focar suas atenções no desenvolvimento da rede e inovações tecnológicas.

Mas Polkadot é hoje algo bem maior. Na verdade, uma estrutura de múltiplas redes que engloba sua rede canário Kusama, além de outras blockchains especializadas diretamente ligadas à elas chamadas Parachains e muito mais. Podemos chamar todo esse conjunto de redes sinérgicas como o ecossistema DotSama.

Interoperabilidade Verdadeira

Esse ambiente permite transferências entre blockchains de qualquer tipo de dados ou ativos, não apenas Tokens. Essa riqueza de possibilidades nas conexões com DotSama oferecem uma capacidade ímpar. Quanto mais blockchains se conectarem ao ecossistema mais forte será o criptoespaço.

Escalabilidade Econômica e Transacional

Essa solução oferece escalabilidade econômica sem precedentes, permitindo que um conjunto de validadores comprovadamente ativos protejam vários blockchains. Essa abordagem fornece escalabilidade transacional ao espalhar as transações por vários blocos em redes paralelas interconectadas.

Seu Blockchain em Minutos

É muito fácil e rápido criar um novo blockchain usando o framework Substrate. Através dele, sua blockchain já estará pronta para se conectar ao ecossistema DotSama, obtendo todas as vantagens de interoperabilidade e segurança desde o primeiro dia. Essa facilidade de desenvolvimento é um dos principais motores de crescimento do ecossistema DotSama.

Atualização Sem Forks Preparado para o Futuro

Essa arquitetura permite que as redes construídas em Substrate possam ser atualizadas sem hard forks, seja para para integrar novos recursos ou corrigir bugs. Essa capacidade permite que o ecossistema se adapte facilmente às mudanças e se atualize à medida que tecnologias melhores se tornem disponíveis. Todas as aplicações e redes que um dia rodarão em Polkadot passam por um período de testes (em condições reais de mercado) e auditorias na Kusama. Esse processo garante para o todo o ecossistema uma grande capacidade de inovação, mantendo um forte direciomento para segurança e estabilidade em Polkadot.

Segurança para Todos

Essa nova abordagem de disponibilidade e validade de dados permite que diferentes blockchains interajam umas com as outras. Ao mesmo que permanecem independentes em sua governança, estarão unidas pela segurança provida pela arquitetura de todo o ecossistema.

Governança Orientada pelo Usuário

A Governança do ecossistema DotSama é altamente sofisticada e permite que todas as partes interessadas tenham sua voz. Todas as atualizações são coordenadas em cadeia e realizadas de forma autônoma, garantindo que o desenvolvimento de todo esse ambiente reflita os valores de sua comunidade, evitando-se impasses e estagnação.

Tokens

Os principais Tokens do ecossistema DotSama são o DOT (da Polkadot) e o KSM (da Kusama). Ambos têm funcionalidades semelhantes. Vamos à elas:

– Operar validadores bloqueando Tokens em Stake e recebendo Tokens como incentivo.

– Delegar como Nominador até 23 Validadores compartilhando Tokens em Stake (NPoS)e recebendo Tokens como incentivo.

– Participar na Governança de Polkadot (com DOTs) e Kusama (com KSMs).

– Descobrir colaborações importantes e propor projetos através dos mecanismos de Financiamento Descentralizado, presente em ambas as redes, Polkadot e Kusama.

– Apoiar através de empréstimos coletivos (de Tokens DOT ou KSM) os diferentes projetos de Parachains que neste momento estão se conectando às redes Polkadot e Kusama através de Leilões.

O ecossistema DotSama é realmente muito dinâmico e todos os dias surgem novidades que vão se somando a todas essas. Esse site é nossa contribuição para você fique sempre bem informado sobre essas iniciativas e possa entender com mais propriedade toda a riqueza desse ecossistema, além de sua importância para o desenvolvimento de todo o criptoespaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.